As armas foram entregues ao prefeito Wladimir Garotinho, que agradeceu o apoio do município capixaba na valorização dos agentes para defender e proteger o cidadão campista
A Prefeitura de Campos recebeu, nesta segunda-feira (24), a doação de 60 pistolas seminovas, calibre .40, que serão destinadas para uso da Guarda Civil Municipal. O armamento foi doado pela Prefeitura de Vila Velha, no Espírito Santo, após convênio firmado entre as prefeituras durante audiência pública realizada em julho de 2023, na Câmara de Vereadores de Campos, para discutir o uso de armas de fogo pelos agentes.
As pistolas foram entregues ao prefeito Wladimir Garotinho, que recebeu em seu gabinete a comandante da Guarda de Vila Velha, Landa Marques, e o secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, major Rogério Gomes de Santos, dentre outros agentes da cidade capixaba. Também participou do encontro o comandante da Guarda Municipal de Campos, Alex Anselmet. Após o encontro na Prefeitura, a comitiva de Vila Velha foi conhecer as instalações da Guarda de Campos.
De acordo com o prefeito, o próximo passo será o treinamento de 60 agentes do município em Vila Velha, que é referência para todo o Brasil no que diz respeito ao uso de armas de fogo pelos guardas. “É com muita satisfação que estou recebendo aqui, na Prefeitura, profissionais que atuam na segurança de Vila Velha. Quero mandar um abraço para o prefeito Arnaldo Borgo Filho, que assumiu conosco o compromisso de doar esse armamento na audiência pública. A gente está dando mais um passo na segurança pública do município, na valorização da Guarda Municipal para defender e proteger o cidadão da nossa cidade. Obrigado a todos que confiaram. Campos agradece esse apoio”, disse Wladimir ressaltando que:
“A Guarda de Campos sai na vanguarda no Estado do Rio de Janeiro e vai colaborar com todos os demais órgãos de segurança para proteger e servir a toda a sociedade”, disse o prefeito, citando a aquisição de 12 novos veículos para a Guarda, com recursos próprios, e a chegada de outras seis viaturas doadas pelo Ministério da Justiça, além de rádios digitais.
A comandante Landa Marques afirmou que Vitória foi a primeira cidade do Espírito Santo a permitir o uso de armas de fogo pela Guarda. “Em Vila Velha, todos os 348 agentes trabalham armados desde 2014, com resultados satisfatórios. A população hoje é totalmente favorável ao armamento da Guarda, pois entende que a gente consegue ajudar no combate à criminalidade”.
Já o major Rogério disse que o treinamento dos agentes de Campos está previsto para começar no segundo semestre de 2024, por meio de outro convênio que será firmado com a Prefeitura. Um segundo lote de armas, segundo o major, será enviado em breve ao município, pois depende de liberação do Exército e da Polícia Federal.
“As que doamos hoje já estão devidamente autorizadas”, disse ele, ressaltando que a Guarda de Vila Velha faz operações conjuntas, principalmente envolvendo o meio ambiente, que antes só poderiam ser feitas pela Polícia Militar Ambiental.
O comandante da Guarda de Campos, Alex Anselmet, explicou que o Estatuto Geral das Guardas Municipais (Lei Federal n° 13.022 de 2014) autoriza o uso de armas de fogo pelos agentes. “O curso que eles irão fazer vai proporcionar mais qualificação para a categoria e, vale ressaltar, que temos um prefeito que se preocupa em ter o servidor capacitado para cumprir com sua missão”.